ABA (Applied Behavior Analysis), também chamada de Análise do Comportamento Aplicada, que vem do Behaviorismo Radical de Skinner, que observa, analisa e explica a interação entre ambiente comportamento humano e aprendizagem. ABA é ciência, as intervenções são baseadas em evidência, não método, no entanto há métodos baseados em ABA
O objetivo da Ciência ABA é aumentar o repertório da criança, ampliando a interação social, aumentando sua comunicação e a redução de comportamentos inadequados
Pesquisas comprovam eficácia da ABA
Ivar Lovass (psicólogo) em 1987, foi a primeira pessoa a aplicar ABA em crianças com autismo, publicando os resultados do estudo de longo prazo que tratava a modificação de comportamento de crianças pequenas.
A Associação para Ciência do Tratamento do Autismo (Estados Unidos), afirma que a ABA é um tratamento que possui evidências científicas suficientes para ser considerada eficaz.
No tratamento com ABA são trabalhadas habilidades como: contato visual, imitação, comunicação, comportamentos sociais, entre outros.