A atividade física no desenvolvimento de crianças com TEA é de extrema importância, não como agente de reabilitação ou intervenção, mas como instrumento de inclusão dessas crianças no meio social e de desenvolvimento integral. Existem muitas possibilidades de intervenção para melhorar a linguagem, a comunicação e a interação de crianças com diagnóstico de TEA.
As atividades podem melhorar o condicionamento físico das crianças com TEA, melhorar as interações sociais, diminuir os padrões estereotipados, aumentar a concentração e desenvolver a linguagem. Independentemente das condições do TEA, praticar exercícios tem um efeito estimulante sobre o cérebro, desenvolvendo as habilidades motoras, a autonomia, os aspectos cognitivos, a noção de tempo e espaço, além de elevar a autoestima.
Podem melhorar a execução de comandos simples, desenvolvendo habilidades motoras e aumentar o repertório de comunicação e expressão corporal.
Fonte: JESUS, L.; AGGIO, M. BENEFICIOS DA ATIVIDADE FISICA PARA CRIANÇAS COM TEA – TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Caderno Intersaberes, Curitiba, v. 11, n. 31, p. 177-188, 2022